19 março 2006

Dobradinha

O bom e movimentado GP da Malásia, no circuito de Sepang, teve interessantes brigas nos pelotões intermediários, mas, lá na frente, só deu Renault: Fisichella dominou a prova sem grandes problemas e Alonso, que partiu da sétima posição, confirmou a superioridade do carro azul e amarelo, chegando em segundo depois de uma bem sucedida estratégia de paradas - antecipou seu segundo pitstop e voltou à frente de Jenson Button, da Honda, que acabou em terceiro (para frustração dele e da equipe).

O piloto mais badalado do momento, Nico Rosberg, da Williams, não teve sorte: largou mal, perdeu posições e seu motor estourou logo no começo. A Williams, aliás, teve um péssimo dia, já que Mark Webber também abandonou com problemas hidráulicos.

Enquanto Button fazia uma prova consistente, mantendo-se sempre nas primeiras posições, Barrichello patinava lá atrás; largando em 20º, fazia uma corrida de recuperação e chegou a estar na zona de pontos, mas uma punição por excesso de velocidade nos boxes, naquela que seria sua única parada, tirou-lhe as chances de algo melhor. Acabou em décimo lugar e disse que estas primeiras corridas serviram como aprendizado. É bom aprender logo, senão a Honda vai começar a desconfiar que não fez um bom negócio.

A surpresa do dia foi o bom desempenho da BMW Sauber. Não apenas Villeneuve marcou os primeiros pontos da equipe, ao chegar em sétimo, mas Nick Heidfeld poderia ter conseguido resultado ainda melhor: estava em quinto lugar quando seu motor papocou. Diga-se de passagem que o GP da Malásia foi pródigo em abandonos; foram oito, no total.

Kimi Raikkonen segue a sua sina azarada: foi tocado na largada por Klien, da Red Bull, e esse toque quebrou a suspensão traseira de seu carro. Resultado: fim de prova para o finlandês, que vai ficando mais distante da briga pelo título, embora ainda seja muito cedo para afirmar isso. Mas é que, com a uruca que paira sobre Kimi, não seria de estranhar se ele tivesse problemas nas próximas provas... Por outro lado, Montoya fez uma corrida no seu estilo mais recente: discreto, sem incomodar ninguém, sem brilhar, sem sal... Faturou um quarto lugar.

A Toyota recuperou-se em parte do vexame no Bahrein e pelo menos colocou Ralf Schumacher - que havia largado em último - na oitava posição (com uma forcinha dos pilotos que abandonaram mais cedo, certamente) e Trulli em nono lugar. Ainda não justifica a grana que a montadora vem queimando na categoria, mas ajuda a respirar.

E a Ferrari, hein? Antes do final de semana, Schumacher falava em pole e em brigar pela vitória, mas a escuderia italiana passou por maus bocados. Trocaram o motor do alemão e também o de Massa (duas vezes) e isso lhes custou posições no grid. Massa fez uma excelente prova, largou em 21º com gasolina até a tampa, fez só uma parada e obteve um bom quinto lugar (uma ótima posição, dadas as circunstâncias). O mais importante é que ele terminou à frente de Schumacher, que chegou em sexto, e a Ferrari em nenhum momento deu a ordem de Felipe abrir para o alemão. Quem deve estar se roendo de raiva é Barrichello: no tempo dele não tinha essa moleza não...

Com a vitória, Fisichella tenta consolidar sua posição dentro da Renault, já que o boato correndo no paddock neste fim de semana é que a Renault poderia ter uma dupla finlandesa para 2007: Kimi Raikkonen (que seria "roubado" da McLaren como uma espécie de vingança pelo fato de Alonso ir para a equipe inglesa no ano que vem) e Heikki Kovalainen, piloto de testes dos franceses e grande aposta de Flavio Briatore, que gerencia sua carreira. Fisichella terá de mostrar serviço se quiser continuar no time azul em 2007. E começou bem.

Daqui a duas semanas, GP da Austrália, em Melbourne - mais uma corrida de madrugada, isso acaba comigo. Até lá, continuarei ligado no que acontece na F1.

2 Comments:

At 3/20/2006 8:37 PM, Anonymous Anônimo said...

Fala Alexandre,

Depois tem gente q fala o Raikonen é azarado. Que injustiça!
Custei a ficar acordadado até o fim da corrida. O horário já não ajudava (é a de pior horário, eu acho), e achei ela um pouco enfadonha.
Bom foi a tv grudada nas Ferraris no fim da corrida. Achei q o Massa ia ter q abrir caminho...
Ainda bem q errei. Nada como ter o filho do chefe como empresário.
Barrichelo? Putz, não dá pra falar nada. Eu já defendi o cara demais... já deu... Me enchi.
Até a próxima.

 
At 3/21/2006 5:39 PM, Anonymous Anônimo said...

Amigos,

Aposto em Kimi! Aposto em Lula! Aposto na Argentina!

Alexandre, permita-me discordar: a última prova, se comparada a primeira, foi fraquinha. E o principal motivo foi a "sorte" do Kimi. Com ele na prova, o Físico teria que rebolar pra vencer, o que, consequentemente, obrigaria o Alonso a deixar de lado sua postura prostiana de pilotar.

Rubinho, haja decepção! Essa desculpa da aderência!... Nem o Urso se utilizou desse tipo de expediente para justificar suas consecutivas derrotas para os amigos de quarto. Hehehe!

Abraços!

 

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