12 março 2006

GP do Bahrein - Alonso segue vencendo

A temporada 2006 começou do jeito que terminou a temporada 2005: com vitória de Fernando Alonso. O espanhol da Renault fez uma ótima prova, tenho de admitir (mesmo não simpatizando com ele). Largou em quarto por uma estratégia equivocada da Renault no treino de classificação, mas logo estava em segundo e acompanhou o ritmo de Schumacher, usando a mesma tática do alemão: voltas rápidas antes dos pitstops. No final, soube segurar Schumacher quando voltava dos boxes e mereceu o primeiro lugar e os primeiros 10 pontos no campeonato.

Seu companheiro de equipe, Fisichella, não teve a mesma sorte. Além de largar apenas em nono, sofreu durante a prova com problemas no carro e teve de abandonar.

A Ferrari, depois de um excelente desempenho na classificação, quando Schumacher ficou com a pole e Massa em segundo, teve momentos distintos na prova: Schummy esteve sempre competitivo e brigou com Alonso até o final, mas Felipe Massa decepcionou; o brasileiro, talvez com um certo afobamento que caracteriza seu estilo de pilotagem, pressionava Alonso quando errou na freada e rodou. Ao ir para os boxes logo em seguida, quem fez cagada foi a equipe, que não conseguia trocar um dos pneus traseiros e arruinou a corrida de Massa, que voltou em último e acabou em nono. Certamente não um bom começo.

A McLaren também teve situações distintas: Montoya largou em quinto lugar e terminou nessa mesma posição, numa corrida apagada; mas Raikkonen, como já está virando tradição, brilhou, terminando com um belo terceiro lugar depois de largar em 21º devido a uma quebra no treino de classificação. Ao contrário do ano passado, parece que a McLaren vem forte desde o início da temporada, e pode brigar pelo título. Mas Raikkonen realmente precisa de um banho de sal grosso pra espantar o azar que o persegue desde o ano passado.

No mais, o grande destaque da corrida foi sem dúvida o estreante Nico Rosberg: com uma Williams da qual ninguém esperava muita coisa, foi consistentemente o mais rápido na pista (fez inclusive a melhor volta da corrida) e terminou num bom sétimo lugar, uma posição atrás do companheiro Mark Webber. Detalhe: Rosberg largou em 12º, enquanto Webber largou em 7º. Parece que, afinal de contas, a Williams não está tão combalida quanto se imaginava. Mas ainda é cedo pra dizer qualquer coisa.

A Honda, de quem se esperava muito, foi meio que uma decepção: Jenson Button largou em 3º mas terminou em 4º, perdendo ritmo depois da metade da prova, e Barrichello, que sofreu com o carro durante todo o final de semana, acabou com um triste 15º lugar depois de perder a terceira marcha durante a corrida. O curioso é que Barrichello, que tem fama de bom acertador de carros, não achou o ajuste ideal para as condições do circuito no final de semana.

Outra equipe que sempre gera expectativa - no mínimo pela grande quantidade de grana que tem torrado na F1 -, a Toyota, teve um desempenho medíocre. Ralf Schumacher foi o 14º e Jarno Trulli apenas o 16º. E também sempre esteve ruim nos treinos. Ou seja, o carro é uma droga, e os japoneses vão gastar mais dinheiro ainda pra tentar consertá-lo.

Como eu havia previsto, a Super Aguri veio mesmo ocupar o lugar da Minardi como o grande mico do campeonato. Depois de se classificarem nas últimas posições, os dois pilotos japoneses amargaram o último lugar (Takuma Sato, que acabou 4 voltas atrás do líder!) e um abandono (Yuji Ide, cujo carro quebrou depois de 35 voltas).

Parece que a briga este ano será mesmo entre Renault, McLaren e Ferrari, sem descartar a Honda - que, afinal, pode apenas ter tido um fim de semana ruim e se recuperar daqui para a frente. Se o carro da Ferrari melhorou muito em relação ao ano passado, não se pode deixar de notar que não é um carro superior aos rivais, como costumava ser. Isso significa um campeonato mais equilibrado e certamente mais interessante.

O novo sistema de classificação, se ainda não é o ideal, pelo menos é bem superior ao sistema de voltas lançadas, e permite que os pilotos demonstrem mais habilidade ao tentar melhorar seus tempos.

No próximo fim de semana, GP da Malásia. Aí vamos poder ter uma idéia melhor de onde as equipes se situam em relação umas às outras nesta temporada.


Alonso em primeiro, Schumacher em segundo: promessa de um campeonato disputado.