18 março 2006

Desastre brasileiro na Malásia

Bom, uma coisa pode se dizer sobre o treino classificatório para o GP da Malásia: nunca tantos pilotos "de ponta" largaram tão mal.

A Ferrari, definitivamente, enfrenta problemas com seus motores. Parece que a mudança para os V8 complicou o trabalho da equipe de Maranello. Tanto Michael Schumacher quanto Felipe Massa tiveram de trocar o motor antes da classificação e foram punidos com a perda de posições no grid; Schummy perdeu dez posições e Massa, cujo motor foi trocado duas (!) vezes, perdeu vinte posições e larga em último. Além deles, David Coulthard, cuja Red Bull é impulsionada por motores Ferrari, também trocou o propulsor e também perdeu 10 posições no grid.

Outros punidos por trocar o motor foram Ralf Schumacher, da Toyota, que larga em 19º, e Barrichello, que sai em 21º - com isto, a última fila do grid é totalmente verde-amarela. O caso de Barrichello é ainda mais dramático, porque ele não conseguiu se classificar para a superpole e tomou quase um segundo do companheiro de equipe, Jenson Button, que larga em segundo. Barrichello era só alegria durante os testes de inverno, e agora não está mais se achando no carro? Estranho. Uma de suas frases neste final de semana vai entrar para o anedotário da F1 (e certamente servirá de material para os humoristas que gostam de satirizá-lo por aqui): "Tenho que guiar devagar para poder ter uma volta rápida". Fala sério, Rubinho.

Mas a classificação ainda reservou outras surpresas: as Williams comprovam sua força e ficam com terceiro e quarto lugares, sendo que a sensação deste início de campeonato, Nico Rosberg, larga à frente de Mark Webber. E Fisichella, quem diria, conseguiu espantar o azar que o persegue desde a temporada passada e ficou com a pole position, deixando Alonso para largar apenas em sétimo. Tá certo que Alonso foi prejudicado pelo tráfego em sua volta rápida, e certamente tem uma estratégia diferente de Fisichella para a prova - deve estar mais pesado do que o italiano. O mesmo pode ser dito das duas McLarens, com Montoya em 5º e Raikonnen em 6º; são carros que vão render muito mais na corrida, e que devem estar bem mais pesados que os outros.

No final das contas, a sorte continua a sorrir para Michael Schumacher; com o quarto tempo na classificação, deveria largar em 14º, uma vez que perdeu dez posições pela troca de motor, mas larga em 11º graças às punições aos outros pilotos.

E agora é só esperar pela corrida, que deve ser bem movimentada.