17 março 2006

Notas da Malásia

Sepang, Malásia. Aquele calor dos infernos. Muita umidade. São as agruras por que passa o circo da F1 antes de chegar à confortável (em termos de clima) etapa européia da competição.

Nos primeiros treinos livres para o GP da Malásia, realizados hoje, a surpresa foi o ótimo desempenho da Williams. O piloto de testes Alexander Wurz fez o melhor tempo na primeira sessão e ficou em segundo lugar na segunda sessão, atrás apenas de outro piloto de testes, Anthony Davidson, da Honda. Detalhe: Wurz fez o tempo mais rápido do dia, 1min34s946. Parece que o carro da Williams pode entrar na briga de vez.

Nestes treinos, o melhor titular foi Fernando Alonso, que emplacou 1min35s806 com sua Renault na segunda sessão e ficou em terceiro, atrás de Davidson e Wurz.

Massa está andando bem perto de Schumacher (ficou atrás do alemão por questão de alguns décimos na primeira sessão e ficou à frente de Schummy no segundo treino).

Só que o brasileiro vai perder dez posições no grid por ter trocado o motor para esta etapa do campeonato, regra que já era aplicada na temporada passada e que foi mantida neste ano. Os motores têm que durar dois finais de semana. Coulthard - que, vejam só, também corre com motores Ferrari - sofrerá a mesma punição.

A primeira voz discordante sobre o novo sistema de classificação se fez ouvir: Frank Williams quer ajustes na parte final do treino, a chamada "superpole", pois não gostou de "ver dez carros andando oito segundos acima do ritmo da pole para gastar gasolina", o que é uma conseqüência da regra segundo a qual os dez carros classificados para a última parte do treino têm de iniciar essa sessão com a quantidade de combustível que será utilizada na largada da corrida. Com isto, os pilotos ficam fazendo voltas lentas, para gastar gasolina e deixar os carros mais leves para o final do treino, quando aceleram e partem para fazer voltas rápidas.

A temporada mal começou e as especulações para o ano que vem seguem ferozes nos bastidores. A imprensa alemã publicou que Schumacher teria renovado o contrato com a Ferrari até 2008 e que Raikkonen já teria acertado tudo com a escuderia italiana para 2007, neste último caso citando "fontes internas" da McLaren. Oficialmente, Schumacher nega esses boatos e diz que ainda não se decidiu; e a McLaren diz que pretende manter Raikkonen para o ano que vem.

Mas a situação do finlandês na equipe não é das melhores. Raikkonen, que já é chegado a uma manguacinha, vai ser monitorado por um médico também da Finlândia, que vai tentar botar o garoto na linha. Dizem, à boca pequena, que Raikkonen bebe muito para afogar a frustração por ter um carro veloz mas pouco confiável, que sempre o deixa na mão nas melhores horas...

E uma fotinha de Sepang pra vocês:


Mecânicos da McLaren se preparam para a simulação de pitstops nesta sexta-feira em Sepang, na Malásia, segunda etapa da temporada 2006.