12 abril 2007

Massa em dia de Barrichello

Sem tempo para respirar, porque neste próximo final de semana já tem o GP do Bahrein, vamos rapidinho falar da segunda corrida da temporada, o GP da Malásia.

Aquela supremacia que a Ferrari mostrou na Austrália virou poeira atrás dos carros da McLaren, que mandaram na prova desde a largada. Massa, em dia típico de Barrichello, largou muito mal e deixou tanto Alonso quanto Hamilton passarem. Enquanto Alonso se mandava lá na frente, Massa passou a pressionar Hamilton - porque sabia que não podia ficar preso atrás do inglês - e aí duas coisas aconteceram: primeiro, Hamilton mostrou segurança invejável para um estreante, suportando a pressão de Massa; segundo, o brasileiro foi afobado demais e acabou saindo da pista depois de uma tentativa de ultrapassagem. O passeio na grama de Sepang lhe custou duas posições, perdidas para Raikkonen e Heidfeld, e ele não conseguiu se recuperar mais.

Mérito para a McLaren, que tinha um carro redondinho para a prova e viu uma dobradinha pela primeira vez desde 2005. Alonso pilotou com a habitual competência e saiu da corrida dois pontos à frente de Raikkonen no campeonato - é o novo líder. Já Hamilton mostrou novamente maturidade e talento - o carro certamente ajuda -, e segurou Raikkonen nas voltas finais, chegando em segundo.

Não que o finlandês tenha tido assim toda essa vontade de brigar com Hamilton pela posição. A Ferrari decidiu que ele continuaria com o mesmo motor da Austrália, para evitar uma punição no grid, então Raikkonen acabou fazendo uma prova conservadora demais, evitando forçar o carro para garantir a terceira posição.

No resto, a corrida foi bem chata depois das primeiras eletrizantes voltas. A BMW continua bem na fita, apesar dos problemas enfrentados por Kubica - que foi o último entre os que completaram a prova - e Heidfeld abocanhou tranqüilo um quarto lugar, mostrando-se até surpreso depois da prova por ter segurado a Ferrari de Massa com tanta facilidade.

A Toyota vai melhorando aos poucos e conseguiu colocar Trulli na zona de pontuação, em sétimo lugar. Um bom resultado para um carro que não empolga ninguém.

A grande surpresa foi a Renault. Depois de tomar uma surra nos treinos, o carrinho de Flavio Briatore estava até competitivo na prova, e seus dois pilotos marcaram pontos: Fisichella em sexto e Kovalainen em oitavo. Este último, por sinal, deu lá suas erradinhas, mas recuperou-se com certa galhardia do desastre que havia sido a Austrália.

A Honda? Bom, assim como Massa teve seu dia de Barrichello, Barrichello teve seu dia de... Massa, vá lá, fazendo uma corrida de recuperação - largou dos boxes, em último - e chegando num honroso 11º lugar. Honroso se a gente considerar a caca absoluta que é o carro da Honda. Button foi pior e não descolou nada além do 12º lugar.

Será que acabou mesmo a supremacia da Ferrari, como tem muito nego por aí dizendo? Eu seria mais cauteloso ao afirmar isso. Afinal, Massa teve um dia muito ruim e Raikkonen correu limitado pelo motor que não estava 100%. Ainda acho que a Ferrari é a equipe mais forte da temporada, mas vamos ver o que acontece no Bahrein.

E, como sempre, eis os resultados finais do GP da Malásia:

1. Fernando Alonso (ESP) - McLaren/Mercedes, 56 voltas em 1h32min14s930
2. Lewis Hamilton (ING) - McLaren/Mercedes, a 17s557
3. Kimi Raikkonen (FIN) - Ferrari, a 18s339
4. Nick Heidfeld (ALE) - BMW Sauber, a 33s777
5. Felipe Massa (BRA) - Ferrari, a 36s705
6. Giancarlo Fisichella (ITA) - Renault, a 1min05s638
7. Jarno Trulli (ITA) - Toyota, a 1min10s132
8. Heikki Kovalainen (FIN) - Renault, a 1min12s015
9. Alexander Wurz (AUT) - Williams/Toyota, a 1min29s924
10. Mark Webber (AUS) - Red Bull/Renault, a 1min33s556
11. Rubens Barrichello (BRA) - Honda, a 1 volta
12. Jenson Button (ING) - Honda, a 1 volta
13. Takuma Sato (JAP) - Super Aguri/Honda, a 1 volta
14. Scott Speed (EUA) - Toro Rosso/Ferrari, a 1 volta
15. Ralf Schumacher (ALE) - Toyota, a 1 volta
16. Anthony Davidson (ING) - Super Aguri/Honda, a 1 volta
17. Vitantonio Liuzzi (ITA) - Toro Rosso/Ferrari, a 1 volta
18. Robert Kubica (POL) - BMW Sauber, a 1 volta

Não completaram:

Nico Rosberg (ALE) - Williams/Toyota
David Coulthard (ESC) - Red Bull/Renault
Christijan Albers (HOL) - Spyker/Ferrari
Adrian Sutil (ALE) - Spyker/Ferrari

No campeonato, Alonso tem 18 pontos contra 16 de Raikkonen. Hamilton vem em terceiro com impressionantes - para um estreante - 14 pontos. Massa é apenas o sexto, com 7 pontos, o mesmo número de pontos de Fisichella. O brasileiro vai ter de remar muito para conseguir alcançar os líderes.

E vamos ao Bahrein. (Não agüento mais essas corridas de madrugada).

Massa perde duas posições na largada...

... sai da pista depois de pressão sobre Hamilton, voltando atrás de Heidfeld...

... e vê Alonso receber a bandeirada da vitória no GP da Malásia.