07 abril 2007

Malásia, treino de classificação

A corrida de amanhã promete, se formos analisar os resultados do treino de classificação. A briga de cachorro grande entre Ferrari e McLaren se mostra mais acirrada do que na Austrália, quando a Ferrari parecia claramente superior. Bom, a McLaren encostou e promete dar trabalho no resto da temporada.

Massa cravou uma pole suadíssima, com 1min035s043 contra 1min35s310 de Alonso. E o resultado saiu apenas na sua última volta rápida, no finalzinho do treino, lembrando o saudoso Ayrton Senna, que gostava de aprontar dessas para cima dos adversários. Kimi Raikkonen foi mais discreto e ficou com a terceira posição. Durante todo o final de semana, ele andou atrás de Massa, mas isso não quer dizer nada para o finlandês, que na hora do pega pra capar costuma se mostrar muito competente. E a nova sensação da F1, o inglês Lewis Hamilton, botou sua McLaren na quarta posição, embora pouco mais de um segundo mais lento do que Massa. São as dores do aprendizado, mas o garoto vem se saindo bem.

Uma boa surpresa foi a Williams, que parece estar deixando para trás os dias negros de 2006 e conseguiu colocar Nico Rosberg na sexta posição. Teria colocado também Alexander Wurz entre os dez primeiros se o austríaco não tivesse tido um problema no câmbio. E a BMW confirma sua posição como a terceira força do campeonato, colocando Heidfeld e Kubica na 5ª e 7ª posições, respectivamente.

Outra surpresa foi a Toyota, que encaixou seus dois carros entre os dez primeiros. Parece que o carro japonês se dá melhor nessa pista de Sepang do que em outros circuitos.

O troféu "fundo do poço" fica com duas equipes: a Renault parece andar cada vez mais para trás e Kovalainen e Fisichella largam apenas em 11º e 12º, respectivamente - é impressionante como a equipe desabou depois da saída de Alonso; e a Honda, coitadinha, já ocupa o fundo do poço desde a primeira corrida, com Button em 15º e Barrichello num sofrível último lugar depois de ter que andar com o carro reserva e sofrer uma punição que o derrubou para o final do grid. Não que a punição tenha alterado muita coisa, porque Barrichello só havia conseguido um lamentável 19º lugar antes de passar para o carro reserva.

Enfim, o GP da Malásia promete briga boa entre Massa, Alonso e Raikkonen. E se chover a coisa toda fica imprevisível. Veremos.