22 abril 2006

Ímola - Classificação

A volta por cima da Ferrari e a decepção da McLaren. Assim poderia ser descrito o treino de classificação para o grid de largada do GP de San Marino, em Ímola.

Schumacher, que vinha sendo consistentemente rápido em todos os treinos (só não foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres, ontem) abocanhou a pole position com folga hoje. Para completar, quebrou o último recorde que não lhe pertencia: o de número de pole positions, que era de Ayrton Senna, com 65. Agora o alemão soma 66 poles.

Felipe Massa comprovou a boa forma da Ferrari ficando com o quarto tempo. Segundo ele, poderia até ter ficado na primeira fila se a Ferrari não o tivesse soltado no meio do tráfego nas duas vezes em que foi aos boxes trocar pneus. Não sei se engulo essa não, porque nas duas vezes em que eu vi Massa parado nos boxes, Schumacher parou junto com ele, e o alemão fez a pole...

A Honda emplacou Button em segundo e, pasmem, Barrichello em terceiro. Desde a Austrália que a Honda vem mostrando força nos treinos, resta saber se melhorou o desempenho em corrida ou vai perder posições como ocorreu no último GP. E Barrichello finalmente parece estar pegando o jeito do carro - durante todo o final de semana andou mais ou menos perto de Button, e tinha a segunda posição até o finalzinho do treino de hoje, quando foi superado pelo companheiro.

Decepção mesmo foi a McLaren. Em todo o final de semana, não andou entre os primeiros, e no qualifying não passou de 7º e 8º lugares - com Montoya à frente de Raikkonen.

Já Fernando Alonso mostrou de novo que este formato de treino não é o seu forte: ficou apenas em 5º, e deve continuar chiando para que as regras sejam mudadas. Pior para a Renault é que Fisichella não conseguiu nem se classificar para a "superpole" e vai largar só em 11º.

A Toyota parece confirmar a recuperação que vimos no GP da Austrália: Ralf Schumacher larga em sexto, com Trulli em nono.

A corrida de amanhã deve ser interessante, porque Alonso, largando em quinto e atrás de uma Ferrari, deve ter dificuldades para brigar pelas primeiras posições. Claro, não se pode descartar um erro de Massa (o que não me surpreenderia, sinceramente). Em tese, se as Hondas tiverem o mesmo problema de desempenho na corrida que tiveram na Austrália, Alonso só tem de brigar com Massa para ir atrás de Schumacher. Vamos ver.

Schumacher comemora sua 66ª pole position na carreira - a Ferrari está de volta à briga.