20 abril 2006

Ímola vem aí

E chegamos à parte européia do campeonato, com o GP de San Marino. Claro que Ímola sempre estará na lembrança pelo acidente que tirou a vida de Ayrton Senna em 1994, e o circuito tem de fato um histórico de grandes acidentes.

Em 1981, logo no primeiro GP, Gilles Villeneuve sofreu um impressionante acidente quando sua Ferrari teve um pneu furado e o carro rodou em alta velocidade, batendo nas barreiras da curva rápida antes da Tosa. O carro foi despedaçado, mas Villeneuve escapou ileso. A curva em que ele bateu acabou depois recebendo seu nome. E o primeiro GP em Ímola terminou com vitória de Nelson Piquet.

Em 1987, foi a vez de Piquet bater feio durante a classificação, e acabou não podendo participar da prova. O local da batida? A fatídica curva Tamburello.

Essa mesma curva causou um sério acidente em 1989, quando Gerhard Berger bateu sua Ferrari e o carro pegou fogo. Os fiscais apagaram o incêndio com rapidez impressionante, mas Berger acabou sofrendo queimaduras e contusões. Curiosamente, essa mesma corrida marcou o início da guerra aberta entre Ayrton Senna e Alain Prost. Depois do acidente de Berger, a corrida foi reiniciada e Prost liderava até a curva Tosa, quando Senna o ultrapassou. Prost acusou Senna de violar um acordo que eles tinham, segundo o qual quem estivesse na liderança até a Tosa não seria ultrapassado. E Senna ganhou a prova. ;-)

Finalmente, em 1994, a Tamburello fez sua última vítima, e depois disso foi transformada numa simples e inofensiva chicane.

Mas Ímola também testemunhou grandes corridas, como o GP de 1983, quando Patrick Tambay, pilotando a Ferrari que no ano anterior era de Gilles Villeneuve (cuja morte em 1982 entristeceu não apenas os tifosi mas também os fãs do automobilismo em geral), conseguiu uma emocionante vitória nas últimas voltas: ele disputava a liderança com Riccardo Patrese, da Brabham, que o ultrapassou na Tosa faltando seis voltas para o final da corrida. Só que Patrese errou na chicane Acqua Minerale e bateu, abandonando a prova e permitindo a vitória de Tambay, para o êxtase dos fanáticos ferraristas. Uma vitória que foi uma espécie de homenagem a Villeneuve, morto um ano antes.

Ímola tem história.Pelo menos no pôster em Ímola, a Ferrari está à frente da Renault... ;-)